INSETOS, PARA QUÊ TÊ-LOS?

“Eu não gosto de insetos”, “Insetos? Eca!” “Tenho pavor de insetos”.

Essas são as frases que mais ouvimos quando falamos desses pequenos invertebrados, e provavelmente muitos leitores chegaram aqui justamente por compartilhar desse pensamento. Mas, o que na realidade são esses pequenos animais que tanto assustam as pessoas?

Como já dizia Syndra do League of Legends – “As pessoas temem aquilo que não conseguem entender”, e os insetos são mais um componente de todo esse arco do desconhecido, que faz com que as pessoas tenham medo deles, e convenhamos, Hollywood não ajudou muito esses pequenos ao longo dos anos.

Pois bem, esses pequenos (e não pavorosos) animais são muito incompreendidos por muitos, mas muito amados por poucos, justamente porque eles tem uma importância inversamente proporcional ao seu tamanho, ou seja, são muito, MUITO importantes mesmo. Para a natureza, para o equilíbrio ambiental e para a nossa sobrevivência.

Estamos presenciando a maior e mais rápida extinção em massa dos seres desde que a vida surgiu no planeta Terra. Muitos acompanham que tigres, rinocerontes, macacos e muitos outros mamíferos estão sendo extintos, mas poucos notam que a extinção dos insetos é maior, muito maior do que a dos nossos amigos de pelos.

Segundo um estudo publicado na “Biological Conservation” a população de insetos tem um declínio 8x maior do que a de mamíferos, e isso é assustadoramente preocupante. A uma taxa anual de perda de população perto dos 2,5%, em aproximadamente 100 anos podemos ter 0 (ZERO!!) insetos nesse mundão véio sem porteira. E porque isso é tão preocupante?

Os insetos são a base da cadeia alimentar de muitos ecossistemas, eles são alimento para muitos outros animais, e não somente isso, eles são os polinizadores das plantas, principalmente das plantas as quais utilizamos para produzir os nossos alimentos. Com um colapso da população de insetos em andamento, toda a cadeia produtiva de grãos, frutos, cereais e tantos outros é diretamente afetada. As plantas não serão polinizadas, não gerarão frutos e consequentemente não teremos alimento. E pior, as abelhas e as borboletas são as que mais estão sofrendo, justamente as que mais polinizam são as que mais morrem.

Imagem da internet

E quais as causas do sumiço desse pequenos animais? Urbanização, mudanças climáticas e agricultura intensa com a utilização de pesticidas, que mata sem distinção todos os insetos, os polinizadores e aqueles que são considerados “pragas”. Sem contar o uso doméstico constante de inseticidas e venenos. Eu sei que muitos não querem matar as pobres abelhinhas, ou as lindas borboletas, mas o veneno não diferencia esses animais das tão odiadas moscas e pernilongos, ou seja, mata um mata outro.

E claro, a poluição luminosa que vem aumentando cada dia mais!
Muitas luzes acesas atrapalham o ciclo de vida desses animais, inclusive a reprodução. Morrem aos montes, não se reproduzem e a espécie entra em declínio. Tudo porque muitas pessoas tem medo de escuro. :/
Você se lembra da última vez que viu um vagalume? Pois é…

Imagem retirada da internet

Entender, compreender mais sobre os insetos, perder o medo deles e dessa forma tomar medidas para tentar ajudar na sobrevivência dos mesmos é a chave.

Todos os insetos, absolutamente todos eles tem sua importância (até mesmo a barata voadora que assombra o sono de muitos, é muito importante num ecossistema! Ela digere e faz recomposição de matéria orgânica, mas enfim…). E como fazer pra ajudar a desacelerar esse declínio?

 

Não use pesticidas! Abdique do uso desses SBP e Raids da vida, nada de veneno no ar!

Dê preferência para alimentos provenientes de cultivos orgânicos e/ou familiares, sem uso de pesticidas.

Utilize repelentes naturais, e não venenos. Existem N formas de repelir insetos de casa, de hortas, etc… (Google — pesquisar >>> ). Repelir e não matar ajuda muito!

Plante! Plante árvores e flores para que os polinizadores tenham locais onde procurar alimentos sem veneno.

Não queime vespeiros e colmeias. Insetos que formam sociedades e colônias (abelhas, vespas, formigas, entre outros) tem um nicho ecológico insubstituível, portanto fazer o manejo correto e não mata-los é a melhor forma.

Maneire na quantidade de luzes em casa, principalmente na área externa! Árvore não precisa de luzinha verde pra ser bonita, garagem não precisa de luz 100% do tempo e parem de deixar a casa igual a um aeroporto!

Conheça e aprenda mais sobre esses pequenos seres, tente  entendê-los para assim não os temer mais, afinal, o primeiro passo para perder medo é aprender sobre o motivo do mesmo.

 

Thaynara Siqueira Baumgartner
Bióloga
CRBio 117701/04-D

About Author

client-photo-1
Didelphis Consultoria Ambiental
Nosso trabalho é para preservação e conservação do meio ambiente.

Comments

julho 23, 2022
Hi, this is a comment. To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard. Commenter avatars come from Gravatar.
Breno Castro
novembro 9, 2022
Estou vendo uma área de 5.000 no Cantagalo. Fica a margem da estrada de chegada na cidade. Lado direito de quem chega. Aproximadamente 1.000 metros da igreja. Tem um córrego que corta os fundos do terreno de um lado de outro a estrada. Existem algumas clareiras possíveis de construir um chalé. De resto preservar. Gostaria de orçar com vocês um laudo técnico.Me assustei com o recuo do riacho. Você falou em 30 metros. Aí pode ser o tendão de Aquiles dessa propriedade. Aguardo seu contato.
novembro 9, 2022
Olá Breno! O valor de nossa visita e elaboração do relatório é R$400,00. Fazemos a marcação com o GPS para ter certeza das áreas que entrarão no cômputo da APP. Durante a visita é sempre importante nos fornecer o máximo de informações e sobre a documentação da área :) Estams à disposição

Deixe um comentário